ESG em 2025: como alinhar seus investimentos com sustentabilidade
Investir bem vai além de rentabilidade. Em 2025, cada vez mais brasileiros estão buscando formas de aplicar seu dinheiro de maneira responsável — unindo lucro, propósito e impacto positivo. É aí que entram os investimentos ESG, que seguem critérios ambientais, sociais e de governança. Mas o que exatamente isso significa para você que está construindo seu futuro financeiro agora? E como escolher os ativos certos para alinhar seu dinheiro com seus valores?
Lays Lodi
4/24/20251 min read


O que são investimentos ESG
ESG é a sigla para Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança). Empresas com boas práticas nesses três pilares têm ganhado espaço entre os investidores, pois demonstram maior resiliência, responsabilidade e compromisso com o longo prazo.
Investir em ativos com critérios ESG significa financiar negócios que:
Respeitam o meio ambiente
Tratam seus colaboradores com ética e inclusão
Têm uma gestão transparente e eficiente
Por que o ESG cresceu tanto nos últimos anos
O interesse por sustentabilidade aumentou em todo o mundo, e os investidores passaram a cobrar mais responsabilidade das empresas. Em 2025, os fundos ESG já movimentam bilhões no Brasil e no exterior.
Além do impacto social e ambiental, esses ativos vêm mostrando boa performance financeira. Ou seja, dá para ganhar dinheiro e fazer parte de uma transformação positiva ao mesmo tempo.
Como investir em ESG mesmo começando do zero
Não é necessário ser especialista ou investir muito para começar. Existem formas acessíveis de aplicar com responsabilidade:
ETFs e fundos ESG: já disponíveis em corretoras brasileiras
Ações de empresas com nota ESG alta: principalmente nos setores de energia, educação e tecnologia limpa
Tesouro Verde (quando disponível): alternativa de renda fixa com viés sustentável
Como a mentoria ajuda você a investir com consciência
Na Mentoria Investindo na Prática, você aprende a montar uma carteira diversificada que respeita o seu perfil e valores. Além de entender como identificar empresas e fundos alinhados ao ESG, você aprende a equilibrar propósito com rentabilidade.
Não se trata de escolher entre investir bem ou fazer o bem. Com informação, é possível fazer os dois.
Comece agora sua jornada de investimentos com consciência, clareza e resultado.